Home Economia Protestos Interrompem Evento da Opep: Demandas Irrealistas de uma Transição Energética Ameaçam...

Protestos Interrompem Evento da Opep: Demandas Irrealistas de uma Transição Energética Ameaçam Economia

8
0

Rio de Janeiro ( fonte ) – Nesta terça-feira (24), durante um evento do setor petrolífero no Rio de Janeiro, o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Haitham Al Ghais, teve sua apresentação interrompida por manifestantes de grupos ambientalistas.

Portando um cartaz com a mensagem “Planejando Catástrofes Climáticas”, uma das manifestantes subiu ao palco, mas foi rapidamente contida pelos seguranças, permitindo que a apresentação sobre as perspectivas de demanda por petróleo no médio e longo prazos fosse retomada. Durante a ação, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica do auditório, que foi rapidamente restabelecido.

Os manifestantes expressaram apoio a uma “transição energética justa”, desconsiderando as previsões robustas apresentadas pela Opep, que indicam um aumento significativo na demanda global de petróleo nos próximos anos. De acordo com os dados da Opep, a demanda mundial deve atingir 111 milhões de barris por dia em 2028 e 112,3 milhões de barris em 2029, um aumento de 800.000 barris por dia em relação à previsão anterior.

Além disso, a Opep projeta que a demanda por petróleo poderá alcançar 118,9 milhões de barris por dia até 2045, o que representa um acréscimo de 2,9 milhões de barris em comparação com o relatório passado. Essas cifras refletem a importância do setor de petróleo e gás como motor de crescimento econômico, enfatizando a necessidade de manter a liberdade econômica e as práticas de mercado que sustentam o desenvolvimento do setor em um cenário global competitivo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here