Home Economia Lula Propõe Novos Acordos com o México, Mas E Resultado Para a...

Lula Propõe Novos Acordos com o México, Mas E Resultado Para a Economia?

6
0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta segunda-feira (30), a necessidade de revisar os acordos comerciais existentes entre Brasil e México, enfatizando a importância de firmar novos tratados que ampliem o potencial de comércio e investimentos entre as duas economias. Em um fórum que reuniu mais de 400 empresários de ambos os países na Cidade do México, Lula frisou que é fundamental explorar ao máximo as oportunidades econômicas disponíveis.

Lula afirmou: “O potencial da economia mexicana é extraordinário, assim como o da brasileira. Acredito que ainda não conseguimos aproveitar 70% desse potencial. Precisamos estabelecer novos acordos e discutir com seriedade e transparência, garantindo que haja um equilíbrio nas trocas comerciais e que todas as partes se beneficiem.”

A presença do presidente no México se dá em contexto da posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum, que acontece nesta terça-feira (1º). Lula incentivou os empresários a dialogarem abertamente sobre os obstáculos que dificultam as relações comerciais e propôs que tanto ele quanto a nova presidente estejam abertos para implementar mudanças que favoreçam ambas as nações.

O líder brasileiro também evidenciou a colaboração com o Congresso Nacional para aprovar iniciativas importantes, visando oferecer garantias tanto a empresários brasileiros quanto estrangeiros, promovendo um ambiente de previsibilidade e estabilidade no Brasil.

O evento contou com uma delegação de mais de 150 empresários de diversos setores, incluindo alimentos, bebidas e energia, e promoveu discussões sobre investimentos e segurança alimentar.

Em relação aos acordos bilaterais, o governo brasileiro está empenhado em aprimorar o acordo de complementação econômica entre Brasil e México, o ACE 53, que atualmente abrange apenas 13% das linhas tarifárias. O objetivo é ampliar este número e facilitar o comércio entre os países, além de modernizar o ACE 55, que regula o intercâmbio de automóveis e autopeças.

Atualmente, o México é o sexto parceiro comercial do Brasil, com um comércio bilateral que alcançou US$ 14,1 bilhões em 2023. A economia mexicana cresceu 3,2% neste ano, mostrando robustez, e as exportações brasileiras para o México aumentaram 74% de 2019 a 2023, apesar das dificuldades impostas pela pandemia.

Com o fortalecimento constante das relações comerciais entre Brasil e México, é essencial que o Brasil continue a buscar uma economia livre e competitiva, alinhada a valores que promovem o desenvolvimento econômico e a integração regional, sempre preservando os interesses nacionais.

(Fonte)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here