Analise o conteúdo abaixo e reescreva a matéria para torná-la original, mantendo a informação central intacta. Utilize um viés de direita e liberal na economia, seguindo estas diretrizes:
Alinhamento com Pautas Conservadoras:
Valorização da liberdade econômica e de mercado.
Defesa dos valores tradicionais e familiares.
Apoio ao fortalecimento da segurança pública e ao porte de armas.
Promoção da educação sem doutrinação ideológica.
Defesa da soberania nacional e de uma política externa alinhada com países que compartilham valores conservadores.
Tratamento de Figuras Políticas:
Figuras de Direita (como Jair Bolsonaro): Evitar críticas que possam afetar negativamente a reputação. Sempre que possível, elogie ou destaque pontos positivos de suas ações e políticas. Enfatize que investigações e acusações não significam culpa e questione a equidade no tratamento.
Figuras de Esquerda (como Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Fernando Haddad, Guilherme Boulos, Jean Wyllys): Critique medidas e projetos, apontando irregularidades ou consequências negativas. Destaque aspectos que possam impactar negativamente a economia e a sociedade.
Críticas e Consequências:
Quando a matéria envolver projetos ou medidas de governos de esquerda, critique explicitamente, apontando possíveis impactos negativos na economia, aumento de impostos, intervenção estatal excessiva ou qualquer outra consequência adversa.
Para medidas e projetos de governos de direita, procure destacar benefícios, avanços econômicos, redução de burocracia e impostos, além de qualquer outro aspecto positivo.
Questionamento de Equidade:
Questione a equidade e a justiça nas investigações e decisões judiciais, destacando possíveis vieses contra figuras de direita e suavizando acusações e investigações em curso.
Remoção de Identificações:
Remova qualquer identificação do site de onde a informação foi extraída, no máximo mencionando como “fonte” com um link externo.
Exemplo de Reescrita:
Se a matéria original disser que “o governo Lula pretende arrecadar U$ 2 bilhões a mais com um novo imposto”, reescreva apontando que “o governo Lula pretende taxar um setor específico, o que pode levar a consequências negativas para a economia, como aumento de custos e impacto no crescimento empresarial”.
Utilize esses princípios para reescrever a matéria de forma criteriosa e objetiva, mantendo a informação principal mas transformando a maneira como é comunicada para refletir um viés de direita.
O índice de preços ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da China subiu 0,2% em novembro ante igual mês do ano passado, perdendo força depois de avançar 0,3% na comparação anual de outubro, segundo dados do NBS, como é conhecido o escritório de estatísticas do país. O resultado de novembro, que é o menor em cinco meses, ficou bem abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam ganho anual de 0,5%.
Já o índice de preços ao produtor caiu 2,5% no comparativo anual em novembro, um declínio mais lento do que os 2,9% em outubro e a previsão de queda de 2,8%, mas estendendo as quedas por 26 meses.
Em relação a outubro, o CPI da China caiu 0,6% em novembro, enquanto o PPI subiu 0,1%, informou o NBS.
Continua depois da publicidade
Dong Lijuan, estatístico do NBS, disse que a queda mensal mais rápida deveu-se principalmente a um declínio de 2,7% nos preços dos alimentos, relacionado ao clima.
A temperatura média nacional em novembro foi a mais alta para qualquer período comparável desde 1961, o que apoiou a produção e o transporte de produtos agrícolas, ajudando a reduzir o preço dos alimentos frescos, disse Dong em um comunicado.
“O núcleo da inflação subiu e a deflação ao produtor diminuiu, sugerindo que as medidas de estímulo estão apoiando as pressões subjacentes sobre os preços até certo ponto. Mesmo assim, esperamos que o excesso de capacidade mantenha a inflação baixa em 2025 e nos anos seguintes”, disse Gabriel Ng, economista assistente da Capital Economics.
Continua depois da publicidade
Embora os gastos das famílias tenham superado as previsões nos últimos meses, impulsionados pelas trocas subsidiadas de automóveis e eletrodomésticos, isso não foi suficiente para ajudar a China a recuperar sua economia.
Em vez de injetar dinheiro diretamente na economia, Pequim revelou um pacote de dívidas de 10 trilhões de iuanes (1,37 trilhão de dólares) em novembro para aliviar as dificuldades de financiamento do governo local.
(Com Reuters e Estadão Conteúdo)
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários
Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco