Home Economia Federal Reserve Indica Que Cortes de Juros Podem Impedir Deterioração Econômica

Federal Reserve Indica Que Cortes de Juros Podem Impedir Deterioração Econômica

9
0

A presidente do Federal Reserve de San Francisco, Mary Daly, expressou nesta segunda-feira que considera o momento oportuno para uma redução nos custos de empréstimos, possivelmente iniciando com um corte de 0,25 ponto percentual. Em entrevista à Bloomberg TV, Daly comentou que, atualmente, é difícil imaginar algum fator que impeça essa redução na próxima reunião de política monetária do banco central dos EUA, que ocorrerá em 17 e 18 de setembro.

Ela ressaltou que a trajetória mais provável é que a inflação continue a desacelerar e que o mercado de trabalho mantenha uma criação de empregos em ritmo estável e sustentável. Se isso se concretizar, ajustar a política monetária de forma regular e moderada parece ser uma abordagem razoável.

O Federal Reserve tradicionalmente ajusta os juros em incrementos de 0,25 ponto percentual, embora tenha adotado aumentos mais agressivos, de 0,75 ponto percentual consecutivos em 2022, em resposta ao aumento da inflação.

Daly destacou que ainda não houve sinais de deterioração significativa no mercado de trabalho, mas alertou que, se aparecessem indícios de fraqueza, seria prudente agir de maneira mais assertiva para prevenir impactos negativos. Reafirmando comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, ela enfatizou que a tendência é de queda nas taxas de juros e que o momento propício para esse ajuste é agora.

Ela advertiu: “não podemos nos permitir manter uma política monetária altamente restritiva em um cenário de desaceleração econômica”. Daly lembrou que a redução da inflação resulta em uma política monetária mais rigorosa, o que pode endossar um cenário de excessos, prejudicando o mercado de trabalho e o crescimento.

Essa abordagem neutra e ponderada da política monetária é positiva, especialmente em tempos de inflação controvertida, e reflete um compromisso com um ambiente econômico saudável, onde a liberdade de mercado pode prosperar. A defesa de uma política monetária equilibrada é crucial para garantir que as sensibilidades econômicas sejam respeitadas, promovendo um crescimento sustentável e robusto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here